Radio Do Paulão Boy5

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Tokusatsu (3)



Kamen Rider

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Magnifying_glass_01.svg/17px-Magnifying_glass_01.svg.pngVer artigo principal: Kamen Rider (franquia)
Produzido pela Toei Company em parceria com a Ishimori Productions. Criado por Shotaro Ishinomori em 1969, o Kamen Rider foi um personagem de enorme sucesso em mangá. Adaptado para a televisão em 1971, teve diversas versões noutras séries e gerou uma franquia próprio. Ficou fora da televisão por 11 anos, porém, após a morte de seu criador, retornou ao novo milénio reformulado e com diversas inovações em relação à premissa original.
Os Kamen Riders têm por característica serem super-heróis com uma roupa (atualmente uma armadura) de gafanhoto e possuirem uma moto. No mangá de Ishinomori, o Kamen Rider é um guerreiro solitário, frio e amargurado, pois foi transformado em um monstro contra a sua vontade e é rejeitado pela sociedade que protege. Porém, esse conceito foi abandonado na série de TV, a fim de que que as crianças se identificassem mais com o herói. Os primeiros Riders (Kamen Rider a Kamen Rider Super-1 e Kamen Rider ZX) eram jovens transformados em ciborgues (kaizo ningen no original, ou "humanos remodelados"). Em Black, Black RX, Shin, ZO e J, os heróis eram mutantes transformados organicamente em decorrência de alguma experiência em seus corpos. Já os Riders atuais (Kuuga até então) vestem armaduras baseadas não só em gafanhotos, mas em diferentes espécies de insetos e outros animais.
No Brasil, as únicas séries exibidas foram Kamen Rider Black e sua continuação, Kamen Rider Black RX.

Ultraman

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Magnifying_glass_01.svg/17px-Magnifying_glass_01.svg.pngVer artigo principal: Ultraman
Produzido pela Tsuburaya Productions. Conta a história de uma família de guerreiros que vieram da Nebulosa M-78 e procuram um hospedeiro humano na Terra para poder combater os monstros alienígenas que querem invadir o planeta. Os guerreiros Ultra e seus inimigos possuem tamanho gigante. No entanto, nem todas as séries do género possuem seres Ultra, como a pioneira Ultra Q (1966) e seu remake Ultra Q - Dark Fantasy (2004).
No Brasil, foram exibidas Ultraman, Ultra Seven, Ultraman Jack e Ultraman Tiga. A partir de 2011 Ultraman voltou a ser investido no Brasil, a empresa Focus Filmes lançou filmes inéditos de Ultraman para DVD e Blu-ray, são eles Ultraman Tiga e Ultraman Dyna: os Guerreiros da Estrela da Luz (1998), Ultraman Gaia & Ultraman Dyna & Ultraman Tiga: A Batalha do Hiperespaço (1999), Ultraman Tiga: A Odisséia Final (2000) já lançado no Brasil em 2007, Ultraman The Next (2004) já lançado no brasil em 2006, Ultraman Mebius & Irmãos Ultra: Yapool Ataca! (2006), Ultraman Mebius & Irmãos Ultra: A Grande Batalha Decisiva (2008) e Mega Batalha na Galáxia Ultra (2009). Em abril de 2012 a Focus Filmes anunciou que adquiriu os direitos de Ultraman Zero & Irmãos Ultra: A Vingança de Ultraman Belial, exibido em 2010 nos cinemas japoneses.[1][2]

Henshin Hero

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Magnifying_glass_01.svg/17px-Magnifying_glass_01.svg.pngVer artigo principal: Henshin Hero
Um dos únicos gêneros independentes de produtora. "Henshin" (変身?) significa "transformação" em japonês, sendo que praticamente todos os heróis de tokusatsu (salvo raríssimas exceções) sofrem algum tipo de transformação. A classificação é usada para qualquer série que não se encaixa nos demais géneros ou não faz parte de nenhuma franquia. Possui sub-géneros, como os "Other Heroes", "Super Heroines", "Classic Heroes" e vários outros.

Kyodai Hero

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Magnifying_glass_01.svg/17px-Magnifying_glass_01.svg.pngVer artigo principal: Kyodai Hero
É qualquer série em que apareçam heróis gigantes não pertencentes à família Ultra. A primeira série de um herói gigante foiVingadores do Espaço (Magma Taishi, no original). Duas semanas depois, estreou Ultraman. O género teve um boom avassalador na década de 70, o que gerou a criação de muitos heróis como Redman, Thunder Mask, Silver Kamen Giant, Mirrorman, Megaloman e muitos outros, mas acabou entrando em declínio nos primeiros anos da década de 80, o que acabou por sepultar sua produção.

O Tokusatsu no Brasil

O Tokusatsu chegou ao Brasil na década de 60, com a exibição de National Kid na TV Globo e na Rede Record. A série foi um sucesso de público (ao contrário de seu país de origem, em que foi um fracasso), porém, com a ditadura militar da época, a série foi cortada e posteriormente censurada.
Nos anos 70 fez sucesso os seriados da família Ultra exibidos principalmente dentro do programa do Capitão Aza na extinta TV Tupi, Spectreman, Vingadores do Espaço e Robô Gigante.
Na década de 80, chegava à televisão Jaspion e Changeman, em um investimento arriscado do empresário Toshihiko Egashira com aRede Manchete. Ao contrário do que se pensava, as séries obtiveram um enorme sucesso, gerando uma explosão do gênero de super-heróis japoneses no Brasil, abrindo as portas do mercado para a vinda de novas séries e a venda de produtos e brinquedos. Por conta disso, a segunda metade dos anos 80 e a primeira metade dos anos 90 foram marcadas por essa "onda" da cultura japonesa na televisão.
Segundo Toshihiko Egashira, antigo dono da Everest Vídeo (depois Tikara Filmes), com o sucesso das séries outras empresas tais como a Oro Filmes e a falida Top Tape também se interessaram por outras séries e com o tempo o género tornou-se "carne de vaca", ou seja, uma coisa muito comum. Algo digno de nota é a concorrência com a série nipo-americana Power Rangers, que usa as cenas de ação japonesas e atores americanos. Não por esta ser de melhor qualidade, mas pelos seus menores custos de distribuição, tradução e dublagem. Consequentemente, na atualidade (com exceção da UlbraTV, da NGT e da Rede Brasil) há todo um quadro de desinteresse das emissoras brasileiras quanto ao gênero.
Na primeira metade da década de 2000, a série Kamen Rider Kuuga chegou a ser adquirida pela empresa DaLicença (a mesma licenciadora que trouxe para o Brasil animes como Dragon Ball Z, Card Captor Sakura e outros), mas não houve interesse das redes de televisão. Contudo, em 2006 o filme Ultraman The Next foi lançado oficialmente no Brasil em DVD pela Impact Records. Em 2007, no Brasil, foi lançado um outro filme em DVD: Ultraman Tiga - A Odisseia Final, também lançado pela Impact Records. No dia 13 de setembro de 2008, foi exibido no Cinemax o filme "Ultraman Mebius & Ultraman Brothers", no qual os antigos Ultras reaparecem para ajudar Mebius. A exibição do filme, com legendas em português, animou os fãs e reacendeu a esperança de um dia, o Tokusatsu retornar à TV brasileira.
Em outubro de 2008, foi confirmada a aquisição da série Madan Senki Ryukendo pela RedeTV!. Após um hiato de quase 10 anos na televisão brasileira, a série estreou em 13 de abril de 2009 no horário das 19h. Desde então, vem mantendo excelente audiência para os padrões do canal. Apesar de muitos fãs criticarem a dublagem (tirada da dublagem em espanhol), a série completou sua exibição até o final.
Em 2009, a empresa Focus Filmes, anunciou a compra dos direitos e o lançamento de três séries do gênero em DVD: Jaspion, Changeman e Jiraiya (exibidas pela Manchete nas décadas de 80 e 90). As três séries foram lançadas em boxes no mesmo ano.
Em 2012 a rede HBO exibiu diversos filmes com a família Ultra.

Referências

1.    Focus Filmes lança dois primeiros longas de Ultraman. Focus Filmes (20 de julho de 2011). Página visitada em 18 de maio de 2012.
2.    Kurosaki, Eric (9 de abril de 2012). Focus Lançará Ultraman Zero: O Filme no Brasil. JBox. Página visitada em 18 de maio de 2012.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

















Nenhum comentário:

Postar um comentário